quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O arroz carreteiro faz parte da história do Rio Grande do Sul.

   

 Os carreteiros antigos foram os inventores do "arroz de carreteiro", mais conhecido no Rio Grande do Sul como "carreteiro", feito do charque – carne seca e salgada. (http://pracadascarretas.blogspot.com.br/2011/12/antigos-carreteiros.html).
A receita surgiu quando mercadores ambulantes atravessavam a região em carretas puxadas por bois. O carreteiro valia-se muito da carne de sol em seu cardápio, que no Sul do país é conhecida como charque, pois, além de abundante na época, ela se mantinha conservada durante os muitos dias das viagens. 
As carreteadas pelos pampas gaúchos abriram caminhos pelas matarias e descampados e foram o meio mais eficiente de povoação da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul -  que com a proclamação da República brasileira em 15 de novembro de 1889 veio a se tornar o atual estado do Rio Grande do Sul. 
O arroz carreteiro nasceu da necessidade. Os carreteiros que atravessavam o sul do Brasil precisavam de alimentação prática, fácil de elaborar e bastante nutritiva para repor a energia. Para isso, cozinhavam em panela de ferro uma mistura de charque picada (guisado) com arroz. Por ser uma receita absolutamente deliciosa, caiu no gosto popular e se transformou em um ícone da culinária regional. 

Hoje o arroz carreteiro é um produto tipicamente brasileiro e é apreciado em todo o país.


Pegada Ecológica   Calcule sua pegada ecológica

Todos nós precisamos utilizar um meio de transporte bem como alimentarmos para enfrentar o trabalho... Sugiro realizar a leitura do texto pegada ecológica e após refletir sobre o tempo em que utilizava-se as carretas como meio de transporte e a alimentação era mais saudável...

Nenhum comentário:

Postar um comentário